Água da torneira ou água mineral? Qual é a melhor? Tenho certeza que você já se perguntou isso alguma vez.
Porém, para responder essa pergunta, é preciso analisar algumas variáveis e entender qual o cenário que esses fluidos estão sendo comparados.
Para saber mais sobre qual é a melhor água, confira no texto abaixo.
Vantagens e desvantagens da água mineral
Como o próprio nome sugere, esse tipo de água leva vantagem em seus minerais. Isso porque, durante o seu tratamento, é adicionado ferro e magnésio, que são itens que fazem muito bem à saúde humana.
A água embalada em garrafinhas ou galões e que podem ser compradas em mercados e distribuidoras de água, passa por um processo de controle de qualidade rigoroso.
Nessa avaliação, são checados a quantidade e concentração dos minerais que mencionamos acima e se eles irão causar algum problema para a saúde.
Para ser benéfica à saúde, a água mineral deve ter ao menos 500 mg de minerais por litro.
Outro ponto que é verificado durante o processo de análise da água é a presença de bactérias ou outro tipos de microorganismos que podem causar doenças para os humanos, como gastroenterites.
O sódio é outro componente que deve-se ter cuidado no caso das águas minerais. Isso porque, quando ingeridos em quantidades maiores do que o recomendado, ele pode causar doenças como hipertensão ou pedras nos rins.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos ingerir uma média diária de 2.000 mg de sódio. Por isso, é muito importante estar atento a essa taxa nas águas minerais, já que, somado a outros tipos de alimentos e bebidas que ingerimos durante o dia, esse número pode ser ultrapassado com facilidade.
O índice de pH do líquido é mais um fator em que devemos nos atentar sobre as águas minerais. Esse índice mede a acidez da água e o ideal é estar entre 7 a 10 para que o fluido seja considerado neutro.
Por fim, a água mineral, depois de embalada, tem uma validade de, aproximadamente, um ano. É de suma importância respeitar esse tempo limite para que não haja nenhum tipo de problema de saúde para quem está ingerindo.
Vantagens e desvantagens da água da torneira
Uma das maiores vantagens da água da torneira é a presença do flúor.
Esse elemento começou a ser adicionado ao tratamento de água de abastecimento público há mais de 50 anos e ele também pode ajudar no combate a doenças bucais, como a cárie, por exemplo.
Outro benefício do flúor é o endurecimento do esmalte dental, deixando os dentes mais fortes e resistentes.
Porém, é preciso prestar atenção ao excesso desse componente nas águas da torneira. Nesse caso, pode causar problemas, como a fluorose dental, que é o aparecimento de manchas brancas e permanentes nos dentes.
A desvantagem da água da torneira é que ela depende da limpeza adequada da caixa d’água para trazer os benefícios citados acima.
Em casos onde a limpeza pode ser duvidosa, o ideal é ferver a água por 15 minutos e depois utilizar um filtro antes de bebê-la.
Embora a água de torneira apresente algumas vantagens, está claro que a água mineral tem o melhor custo benefício para a nossa saúde!
Você já conhecia essa diferença entre água da torneira e água mineral? Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares!